OBJETIVO DO PROCEDIMENTO
Detalhamento da rotina de cancelamento de um pedido depois de importado no sistema Datamex.
DETALHAMENTO DO PROCEDIMENTO DE TRABALHO
O cancelamento poderá ser executado de acordo com a sua posição no fluxo de trabalho.
A seguir descrevemos o procedimento de cancelamento em cada parte do fluxo de trabalho.
Pedido Importado (Status: Ag. Reserva de estoque)
Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.
Pedido Reservado (Status: Ag Imp. Mapa), Pedido com mapa Impresso (Status: Ag. Conferência Separação)
Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento).
Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.
Pedido Separado (Status: Aguarda envio estimativas)
Retornar os produtos às prateleiras, conforme o mapa de separação existente.
Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento).
Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.
Pedido com Estimativas enviadas (Status: Aguarda Imp NF Venda)
Realizar contato com o cliente para verificar se a NF já foi emitida e caso necessário solicitar o cancelamento.
Retornar os produtos às prateleiras, conforme o mapa de separação existente.
Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento).
Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.
Pedido com NF de venda importada (Status: Aguarda Imp Etiqueta)
Realizar contato com o cliente solicitando o cancelamento da NF de venda.
Retornar os produtos às prateleiras, conforme o mapa de separação existente.
Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento).
Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.
Pedido com etiquetas de expedição impressas (Status: Aguarda carregamento)
Remover os volumes gerados no sistema (Descrita em tópico ao final deste documento).
Realizar contato com o cliente solicitando o cancelamento da NF de venda.
Retornar os produtos às prateleiras, conforme o mapa de separação existente.
Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento.)
Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.
Pedido expedido (Status: Ag. NF Retorno armazenagem, Pedido Baixado Finalizado)
Nessa etapa não é mais possível o cancelamento do pedido, necessitando assim do procedimento de logística reversa, onde o cliente deve emitir uma nova nota de remessa para armazenagem para realizar uma nova entrada desses produtos ao armazém, seguindo todo o procedimento de entrada.
Pedidos com NF de retorno integrada com o Logix (Status: Pedido baixado e finalizado)
Nessa etapa não é mais possível o cancelamento do pedido, necessitando assim do procedimento de logística reversa, onde o cliente deve emitir uma nova nota de remessa para armazenagem para realizar uma nova entrada desses produtos ao armazém, seguindo todo o procedimento de entrada, visto que o produto já realizou a saída do armazém e já teve sua NF de retorno integrada com outros sistemas ou diretamente com a SEFAZ.
Remover reserva de estoque
Essa operação exige uma permissão específica e deve ficar a cargo da gerência para garantir a sua execução sob pena de remoção de movimentações de pedidos incorretamente e erros de estoque.
Para isso, acesse a ferramenta Estoque / Movimentações de estoque e filtre pelo código do pedido impresso no mapa de separação e pelo almoxarifado do cliente.
Filtrando por esses campos irá localizar a movimentação de estoque a ser removida conferindo sempre se é a movimentação correta.
Após localizar a movimentação, basta selecionar e clicar em remover.
Remover volumes dos pedidos
Para remover os volumes dos pedidos, basta acessar a ferramenta Estoque / Volumes / Volumes do pedido e clicar em listagem.
Na listagem deve filtrar pelo campo pedido, informando o código do pedido presente no mapa de separação
Ao localizar o pedido, basta selecionar e clicar em remover.