Cancelamento de pedidos de saída

OBJETIVO DO PROCEDIMENTO

Detalhamento da rotina de cancelamento de um pedido depois de importado no sistema Datamex.

DETALHAMENTO DO PROCEDIMENTO DE TRABALHO

O cancelamento poderá ser executado de acordo com a sua posição no fluxo de trabalho.

A seguir descrevemos o procedimento de cancelamento em cada parte do fluxo de trabalho.

Pedido Importado (Status: Ag. Reserva de estoque)

Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.

Pedido Reservado (Status: Ag Imp. Mapa), Pedido com mapa Impresso (Status: Ag. Conferência Separação)

Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento).

Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.

Pedido Separado (Status: Aguarda envio estimativas)

Retornar os produtos às prateleiras, conforme o mapa de separação existente.

Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento).

Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.

Pedido com Estimativas enviadas (Status: Aguarda Imp NF Venda)

Realizar contato com o cliente para verificar se a NF já foi emitida e caso necessário solicitar o cancelamento.

Retornar os produtos às prateleiras, conforme o mapa de separação existente.

Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento).

Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.

Pedido com NF de venda importada (Status: Aguarda Imp Etiqueta)

Realizar contato com o cliente solicitando o cancelamento da NF de venda.

Retornar os produtos às prateleiras, conforme o mapa de separação existente.

Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento).

Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.

Pedido com etiquetas de expedição impressas (Status: Aguarda carregamento)

Remover os volumes gerados no sistema (Descrita em tópico ao final deste documento). 

Realizar contato com o cliente solicitando o cancelamento da NF de venda.

Retornar os produtos às prateleiras, conforme o mapa de separação existente.

Remover a reserva do pedido (Descrita em tópico ao final deste documento.)

Editar o pedido e alterar o status para Cancelado.

Pedido expedido (Status: Ag. NF Retorno armazenagem, Pedido Baixado Finalizado) 

Nessa etapa não é mais possível o cancelamento do pedido, necessitando assim do procedimento de logística reversa, onde o cliente deve emitir uma nova nota de remessa para armazenagem para realizar uma nova entrada desses produtos ao armazém, seguindo todo o procedimento de entrada.

Pedidos com NF de retorno integrada com o Logix (Status: Pedido baixado e finalizado)

Nessa etapa não é mais possível o cancelamento do pedido, necessitando assim do procedimento de logística reversa, onde o cliente deve emitir uma nova nota de remessa para armazenagem para realizar uma nova entrada desses produtos ao armazém, seguindo todo o procedimento de entrada, visto que o produto já realizou a saída do armazém e já teve sua NF de retorno integrada com outros sistemas ou diretamente com a SEFAZ.

Remover reserva de estoque

Essa operação exige uma permissão específica e deve ficar a cargo da gerência para garantir a sua execução sob pena de remoção de movimentações de pedidos incorretamente e erros de estoque.

Para isso, acesse a ferramenta Estoque / Movimentações de estoque e filtre pelo código do pedido impresso no mapa de separação e pelo almoxarifado do cliente.

Filtrando por esses campos irá localizar a movimentação de estoque a ser removida conferindo sempre se é a movimentação correta.

Após localizar a movimentação, basta selecionar e clicar em remover.

Remover volumes dos pedidos

Para remover os volumes dos pedidos, basta acessar a ferramenta Estoque / Volumes / Volumes do pedido e clicar em listagem.

Na listagem deve filtrar pelo campo pedido, informando o código do pedido presente no mapa de separação

Ao localizar o pedido, basta selecionar e clicar em remover.

Updated on 25/08/2022

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