OBJETIVO DO PROCEDIMENTO
Detalhamento da rotina de lançamento de notas fiscais de remessa no WMS Datamex
DETALHAMENTO
Estando na ferramenta “NOTAS FISCAIS” (Estoque / Notas fiscais) o usuário deverá utilizar a operação extra denominada “IMPORTAR NFE” conforme imagem abaixo:
Ao clicar na operação extra o sistema solicitará as seguintes informações, conforme imagem e detalhamento abaixo:
NFe (XML): Apontar para o arquivo XML a ser importado.
Lotes identificados: Não será utilizado neste primeiro momento. Este campo poderá ser útil caso venhamos a importar arquivos EDI enviados pelos clientes contendo os lotes que estão sendo remetidos.
Repositório NFe: Possibilidade de obter o XML caso o cliente não envie por email. Basta informar o número da nota fiscal que o sistema tentará obter o XML junto ao Sefaz.
Modelo: Preencher com “NF REMESSA ARMAZENAGEM”
Natureza de operação: Preencher com “1905 – REMESSA PARA ARMAZENAGEM”(verificar com a contabilidade) ou “2905 – REMESSA PARA ARMAZENAGEM – ORIGEM FORA DO ESTADO”.
Almoxarifado: Informar o almoxarifado da operação a que se refere a entrada, digitando o nome da operação/cliente.
Pedido: Deixar em branco.
Coleta: Deixar em branco. Este campo permite indicar a coleta que contém os lotes identificados a darem entrada em estoque.
Após informar tais dados, o usuário deverá clicar no botão “ENVIAR ARQUIVO”, neste momento o sistema fará o upload do arquivo XML e validará se os produtos estão cadastrados na base de dados.
Se os produtos estiverem cadastrados o sistema liberará o botão “IMPORTAR NFE” para que o usuário confirme a operação.
Se os produtos não estiverem cadastrados o sistema apresentará a lista de produtos não cadastrados, neste caso o usuário deverá clicar na opção “CADASTRAR PRODUTO COM BASE EM PRODUTO JÁ EXISTENTE”, na janela que abrir, digitar o nome do cliente, visto que haverá um produto modelo para cada operação/cliente.
Uma vez confirmada a importação do XML o sistema abrirá a tela da nota fiscal de remessa com os campos já preenchidos, restando apenas ao usuário digitar as seguintes informações:
Proprietário: Confirmar o proprietário da carga.
Fator 1, 2, 3 ou 4: Campos extras que serão apresentados caso o faturamento necessite de alguma informação adicional para ser possível realizar o faturamento/cobrança desta operação. Estes campos serão configurados de acordo com a operação.