Cadastro Novas Operações WMS

OBJETIVO DO PROCEDIMENTO

Procedimento utilizado para auxiliar na configuração de novas operações de armazenagem no sistema.

DETALHAMENTO DO PROCEDIMENTO DE TRABALHO

Para início do cadastro de uma nova operação de Importação e Exportação que não seja necessário fazer picking para a saída deve seguir os seguintes passos:

Cadastro do cliente

Acessar a ferramenta Pessoas / Pessoas e realizar o cadastro do cliente, em caso de dúvidas pode ser revisado o uso da ferramenta através dos vídeos disponíveis para essa ferramenta no link http://ajuda.e-login.net/index.php/treinamento-cadastro-de-pessoas/.

Cadastro do Almoxarifado

Acessar a ferramenta Estoque / configurações / Almoxarifados e clicar em adicionar

Descrição – Utilizar um identificador para a operação em questão, normalmente o nome do cliente ou alguma característica da operação do cliente.

Armazém – Vincular o armazém onde está localizado esse almoxarifado. Dar enter e selecionar o armazém previamente cadastrado.

Local padrão para descarga – Informar a posição de descarga da operação, caso não tenha uma específica, informar o local chamado “Descarga”.

Usuários – definir os recursos que terão acesso as cargas desse almoxarifado. Atentar para dar acesso apenas a usuários que de fato poderão ter acesso às movimentações desta operação.

Criar uma família de produtos 

Para criação da família acesse Estoque / Configurações / Família de Produtos Serviços e clique em adicionar


Informar os seguintes campos

Nível: Informar Família de produtos

Família: Colocar a mesma identificação utilizada no almoxarifado, para facilitar o a identificação.

Família de serviço: Marque Não;

Clique em cadastrar

Cadastrar o produto base

Acessar Estoque / Produtos e clicar em adicionar

Código: Deixar este campo em branco.

Ativo: Se “Sim”, significa que está ativo para utilização pelo sistema. Se “Não”, estará inativo e sua utilização não será permitida.

Família: Selecionar a família de produtos correspondente a operação do cliente.

Descrição: Colocar “Produto Modelo + <nome da operação>”.

Desc. NF: Preencher com a mesma descrição informada no campo anterior.

Quebra: Marcar sempre “NÃO”.

Específico: Marcar sempre NÃO.

Controle p/ lote: Marcar “SIM” em caso de armazenagem.

Lote com identificação individual: Marcar sempre “NÃO” para as operações de formato padrão, caso seja necessário identificar o lote do produto como (datas de validade, datas de vencimento, rolos, etc) será disponibilizado um procedimento a parte.

Permitir consumo parcial: Marcar sempre “SIM”.

Serial: Marcar sempre “NÃO IDENTIFICADO”, caso precise realizar o controle de seriais de produtos, verificar o documento específico.

Controle Estoque: Informar a unidade de medida do produto informada na NF de remessa (Kg, Lt, M, etc…). Caso a unidade de medida não esteja cadastrada deverá ser solicitado ao coordenador para criar o cadastro no menu Configurações / Cadastros Básicos / Unidades.

Qtde por pallet: Deixar em branco nos casos em que possuem pallets com quantidades de produtos diversificadas. Em casos de pallets homogêneos, que possuem sempre a mesma quantidade de produto, informar a quantidade dos mesmos por pallet.

Fracionar entrada por pallet : Deixar desmarcado no caso de pallets com quantidade de produtos diversificadas. Em caso de pallets homogêneos, deixar marcado para que o sistema fracione automaticamente.

Lastro: Deixar em branco.

Altura: Deixar em branco.

NCM: Informar 111111111.

Forma de armazenagem: Selecionar “Posicionamento variável”

Instruções de acondicionamento: Descrever sempre que houver alguma exigência de acondicionamento incomum aos demais produtos Ex.:(Manter em local seco e fresco). 

Impostos: Deixar todos marcados como “NÃO”.

Almoxarifado: Selecionar o almoxarifado destinado a operação do cliente.

Embalagens: Deixar esse bloco em branco.

Descrição: . 

Códigos de barras

Modelo Etiqueta

Quantidade

Uma vez criado um produto de uma determinada operação, este produto pode servir de base para novos cadastros de produtos.

Cadastro dos Tipos de operação WMS

Adicionar o tipo de operação WMS, acesse Estoque / Configurações / Tipos de operação WMS e clique em adicionar

Para o cadastro do tipo de operação WMS é necessário o preenchimento dos seguintes campos:

Informações Básicas

Descrição: Campo utilizado para informar uma descrição do tipo de operação, algo que referencie a que operação pertence (exemplo: nome do cliente, nome do cliente + produto trabalhado, etc).

Cliente: Selecionar o cliente a ser faturado com esse tipo de operação

Endereço: Permite especificar qual dos endereços do cliente definido acima deverá ser utilizado nos documento de cobrança/faturamento dos serviços prestados. 

Ativo: Seleciona se este tipo de operação estará disponível para o uso. 

Informações Operacionais

Almoxarifado: Define o almoxarifado deste tipo de operação. Ele será selecionado e bloqueado nas telas que realizam a leitura do campo Tipos de operação WMS. 

Característica padrão lote identificado: Define qual a característica dos produtos será lida quando não for selecionada uma no cadastro de produto, deixar selecionado Descrição.

Fornecedor da NF de entrada: Nesta opção você define o controle que o sistema deverá realizar no que se refere ao emissor da nota de remessa, visto que por padrão o sistema impede que sejam aceitas notas de remessa que não sejam emitidas pelo próprio cliente da operação (opção normalmente marcada “Mesmo Proprietário”), porém caso a operação deva permitir tal situação, o usuário tem duas opções adicionais conforme segue abaixo:

Baseado em uma lista: Você pode especificar uma lista de CNPJs que o sistema deverá permitir que sejam lançados para a operação em questão. Deve ficar claro que as notas de retorno serão emitidas conforme os emissores de cada nota de remessa e não para o cliente da operação. Ao marcar esta opção o sistema disponibilizará uma nova aba (após clicar em SALVAR) permitindo que os CNPJs sejam especificados, conforme imagem abaixo:

Qualquer fornecedor: O sistema não fará qualquer validação em relação ao emissor da nota de remessa aceitando que notas de remessa de qualquer CNPJ sejam aceitas na operação WMS em questão..

Separação de pedidos mobile

Coletor – Marcar somente Produtos

Clicar em cadastrar.

ABA SERVIÇOS OPERACIONAIS

Após cadastrar o TIPO OPERACÃO WMS faz-se necessário informar na aba SERVIÇOS OPERACIONAIS os tipos de OS e os serviços negociados com referido cliente, bem como os preços a serem praticados. Vide imagem abaixo:

Esta aba além de auxiliar na rotina de faturamento também auxilia as equipes de Triagem e PCO na agilização da abertura das OSs, sendo então indispensável para a operação como um todo.

Abaixo detalho o preenchimento a ser adotado para cada um dos campos desta aba, conforme imagem abaixo:

Tipo Ordem de Serviço: Definir o tipo de ordem de serviço escolhendo um da lista disponibilizada pelo sistema.

Serviço: Definir que serviço a ser executado pela equipe operacional em função do tipo de OS escolhido no item acima.

Fator Base de Cálculo: Definir a opção “Quantidade do Serviço da OS” por padrão. Quando ativamos o uso da rotina de faturamento de Ordens de Serviço atualizaremos este procedimento com as opções que de fato forem utilizados.

Valor Unitário: Informar o valor negociado com o cliente para este serviço.

Valor Mínimo: Deixar zerado. Esta questão será revisada após ativarmos as rotinas de faturamento.

Momento da cobrança: Marcar a opção “No momento da execução do serviço.”

Sugerir para OS: Indicar SIM para os serviços padrões (que sempre ocorrem a cada entrada ou saída) e NÃO para os serviços eventuais (ocorrem apenas em situações especiais), ou seja, quando algum usuário do setor operacional pedir para o sistema criar uma OS automática de um determinado TIPO DE OS o sistema acrescentará automaticamente todos os serviços vinculados a este tipo de OS e que estejam marcados como SIM neste campo.

Detalhamento no espelho: Deixar em branco.

Updated on 09/09/2022

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