Cadastro de processos

OBJETIVO DO PROCEDIMENTO

Detalhamento da rotina de cadastramento de processos de entrada de mercadorias.

PROCEDIMENTO DE TRABALHO DETALHADO

Recepção dos documentos

Antes da chegada física das cargas no armazém, a empresa recebe uma relação de documentos. Estes documentos variam de acordo com o tipo de movimento de entrada e são base para o cadastramento do processo no sistema, conforme descrito abaixo:

Entrada por Importação:

  • Invoice
  • Packing List
  • BL/AWB
  • DI
  • Entrada para exportação:
  • Booking
  • Nota fiscal de remessa

Tipos de Processo:

Existem atualmente dois tipos de processos de armazenagem e a utilização de cada tipo está descrita abaixo:

Armazenagem Importação: Quando a mercadoria é originada no mercado externo.

Armazenagem Exportação: Quando a mercadoria tem origem no mercado interno com destino ao mercado externo.

Abaixo detalho o procedimento para criação de cada tipo de processo:

PRIMEIRA TELA DE CRIAÇÃO DE PROCESSOS

A primeira tela de criação de processos é idêntica para todos os tipos de processos e o preenchimento dos campos deve seguir as instruções conforme imagem e mapeamento dos campos abaixo:

Estando na ferramenta CADASTRO DE PROJETOS, clicar em adicionar, a tela abaixo será apresentada ao usuário:

Preenchimento dos campos / Primeira tela:

Tipo: Escolher entre dos tipos listados:

Armazenagem exportação

Armazenagem importação

Importar dados: Sempre NÃO.

Orçamento: Sempre NÃO.

Nro no cliente

Nos casos de importação preencher com número do processo do cliente, número da DI ou número da NF.

Nos casos de exportação preencher com o número do booking ou outra referência utilizada pelo cliente.

Cliente: Preencher com o cliente da operação em questão.

Dt Inicio: Deixar com a data sugerida pelo sistema.

Data de fim: Deixar marcada a opção padrão do sistema.

Detalhamento: Utilizar para observações diversas conforme necessidade.

Gerente: Deixar com o conteúdo padrão do campo.

Recursos: Deixar com o conteúdo padrão do campo.

Clicar em CADASTRAR.

De acordo com o tipo de processo escolhido o sistema abrirá campos e abas diferentes após salvar o processo, abaixo detalhamos os campos para cada tipo de processo.

ARMAZENAGEM IMPORTAÇÃO:

Preenchimento dos campos / Aba Dados Básicos

Tipo Operação WMS: Informar o tipo de operação wms a que se refere o processo.

Exportador: Preencher com o nome do exportador das mercadorias.

Importador: Preencher com o nome do importador das mercadorias.

Porto Embarque: Deixar em branco.

Porto Destino: Preencher com o porto de destino. 

Terminal de Operação: Preencher com o terminal onde a carga será operada, normalmente o recinto alfandegado local. As informações de porto de destino e terminal de operação são obtidas da DI conforme imagem abaixo:

Local Destino: Preencher com a descrição do armazém local.

Packing List: Preencher com o número do documento.

BL: Preencher com o número do documento.

DI: Preencher com o número da DI, obtido do documento conforme imagem abaixo:

CI: Preencher com o número do documento.

M3 Total: Preencher com a metragem cúbica total do processo. Já nos casos de entrada por importação, obter a informação contida no packing list, conforme imagem abaixo:

Tipo Carga: Indicar se a carga foi recebida em container, via cross docking ou LCL. Quando a carga é recebida via aérea definir como LCL.

Transportador: Informar com a transportadora que trará as mercadorias até o Armazém.

Empresa Despacho: Informar a empresa de desembaraço aduaneiro responsável pelo processo.

Fatura Comercial: Informar o número da fatura comercial.

Produtos a descarregar:

Produto: Preencher com uma descrição resumida das mercadorias do processo.

Quant.: Preencher sempre com a quantidade de volumes recebidos. Informação obtida na DI conforme imagem abaixo:

Unidade de Medida: Preencher de acordo com o campo EMBALAGEM conforme imagem acima.

Containers a Devolver

Unidades: Indicar a quantidade de containers que serão recebidos neste processo. Informação obtida na DI conforme imagem abaixo:

Tamanho: Indicar o tamanho do container. Informação obtida no BL conforme imagem abaixo:

Tipo: Tipo de Container. Informação obtida também no BL, ao lado da informação do tamanho do container.

Clicar em SALVAR.

Preenchimento dos campos / Aba Containers

Número: Informar o número do container. IMPORTANTE: Esta aba só deve ser preenchida se as mercadorias forem expedidas em containers, caso contrário não preencher esta aba.

Armador: Informar o armador do container.

Tamanho: Tamanho do container.

Tipo: Tipo do container.

Local Atual: Local atual do container.

P. Líquido: Peso líquido do container.

P. Bruto: Peso bruto do container.

Lacres: Campos disponíveis para informar os diferentes lacres utilizados no container.

Datas: Campos para informar as datas que ocorreram os principais eventos do container. Abaixo segue imagem da tela e instruções para preenchimento para cada campo de data.

Free Time Armador: Informar o número de dias que o armador  disponibiliza de Free Time para cobrança de Demurrage após a atracação do navio.

Free Time Terminal: Informar o número de dias que o terminal disponibiliza para a retirada do container após a atracação do navio.

Retirada Terminal: Data/hora que foi realizada a retirada do cheio do terminal.

Chegada Armaz.: Data/hora de chegado do container cheio no armazém.

Liberação Entrada: Data/hora da liberação de entrada do motorista no armazém.

Entrada: Data/hora da chegada do motorista na Doca do armazém para desova/descarga.

Final Desova: Data/hora da finalização da desova/descarga do container no armazém.

Informações complementares da Guia: Deixar em branco.

Clicar em SALVAR.

ARMAZENAGEM EXPORTAÇÃO:

Preenchimento dos campos / Aba Dados Básicos

Tipo Operação WMS: Informar o tipo de operação wms a que se refere o processo.

Exportador: Preencher com o nome do exportador das mercadorias.

Importador: Preencher com o nome do importador das mercadorias.

Porto Embarque: Informar o porto de embarque das mercadorias.

Porto Destino: Preencher com o porto de destino das mercadorias.

Terminal de Operação: Preencher com o terminal onde a carga será operada.

Local Destino: Preencher com o local de destino das cargas no exterior.

Packing List: Preencher com o número do documento.

BL: Preencher com o número do documento.

DI: Preencher com o número do documento.

M3 Total: Preencher com a metragem cúbica total do processo. 

Tipo Carga: Indicar se a carga será expedida em container ou LCL. 

Transportador: Informar a transportadora que levará as mercadorias até o porto de embarque.

Empresa Despacho: Informar a empresa de desembaraço aduaneiro responsável pelo processo.

Produtos a descarregar:

Produto: Preencher com uma descrição resumida das mercadorias do processo.

Quant.: Preencher com a quantidade de volumes que serão expedidos.

Unidade de Medida: Preencher com a unidade de medida das mercadorias.

Containers a solicitar

Unidades: Indicar a quantidade de containers que serão utilizados neste processo. 

Tamanho: Indicar o tamanho do container. 

Tipo: Tipo de Container.

Depot: Depot onde serão obtidos os containers vazios.

Clicar em SALVAR.

Aba Container

Exportação

Chegada Vazio: Data/hora da chegada do container vazio no armazém.

Liberação Entrada: Data/hora da liberação da entrada do veículo no armazém.

Entrada: Data/hora da do veículo no armazém.

Estufagem: Data/hora da estufagem do container no armazém.

Carregamento: Data/hora da do carregamento do container.

Saída: Data/hora da saída do container do armazém. 

Entrega no Terminal: Data/hora da entrega do container no terminal.

Impressão da Capa de Processo

Após a criação do processo no sistema, se faz necessária a impressão da capa que servirá para identificação da pasta física com os documentos que comprovam a entrada das mercadorias no armazém.

Abaixo imagem que demonstra a ferramenta utilizada para a impressão da capa do processo:

Estando na ferramenta de cadastro de projetos, pesquisar o processo pelo seu número, selecionar o processo e clicar em visualizar.

Na sequência aparecerá a seguinte tela:

Estando na tela dos dados básicos do processo, clicar no botão CAPA DO PROCESSO.

O sistema abrirá a capa do processo onde você poderá realizar a impressão ou enviar o mesmo por email. Abaixo segue modelo da capa de processo gerada pelo sistema.

Organização dos documentos na pasta do processo

Estando com o processo criado e com a capa impressa, o próximo passo é o arquivamento dos documentos do processo.

Updated on 26/08/2022

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