OBJETIVO DO PROCEDIMENTO
Detalhamento procedimento de configuração do faturamento de Ordens de serviço em novas operações e operações existentes.
DETALHAMENTO DO PROCEDIMENTO DE TRABALHO
CONFIGURAÇÃO DO TIPO DE OPERAÇÃO WMS
BLOCO INFORMAÇÕES COMERCIAIS
Acessar a ferramenta Estoque / Configurações / Tipo de operação WMS e editar a operação desejada, no grupo de Informações Comerciais
Empresa: Seleciona qual empresa da área do cliente fará o faturamento do serviço de armazenagem.
Emite NFSe de cobrança pelo sistema: Permite especificar se o faturamento dos serviços de armazenagem e ordem de serviço será realizado pelo WMS Datamex ou não. Caso for marcada a opção NÃO, o sistema desobriga o preenchimento de uma série de campos necessários para o faturamento.
Modelo: Modelo de Nota Fiscal que será utilizado na geração das notas fiscais de serviço de armazenagem.
Operação: CFOP a ser utilizado na emissão da Nota Fiscal do serviço de armazenagem.
Forma de Pagamento: Utilizado na geração da programação de recebimento no financeiro criada pela Nota Fiscal de serviço de armazenagem .
Cond. Pagamento: Utilizado na geração da programação de recebimento no financeiro criada pela Nota Fiscal de serviço de armazenagem.
Tributação do Serviço: Utilizado para especificar, na nota fiscal de serviço de armazenagem que será emitida posteriormente, se o imposto será tributado no município, fora do município, isento ou suspenso.
Local de prestação do serviço: Utilizado para especificar, na nota fiscal de serviço de armazenagem que será emitida posteriormente, em qual município foi realizada a prestação do serviço.
Bloco Ordem de serviço
Fatura OS automaticamente: Se SIM, indica que o sistema WMS está apto a faturar as ordens de serviço desta operação WMS, ou seja, as regras comerciais adotadas para cobrança das ordens de serviço já foram analisadas e estão tratadas pelo sistema. Indicar NÃO caso alguma regra comercial ainda não tenha sido tratada pelo WMS Datamex, o que exige que o faturamento seja realizado de forma manual.
Data início vigência comercial: Permite definir a data de início da vigência da proposta comercial deste tipo de operação WMS. O sistema acusará erro ao tentar faturar operações WMS com prazo de validade vencida.
Data fim vigência comercial: Permite definir a data de fim da vigência da proposta comercial deste tipo de operação WMS. O sistema acusará erro ao tentar faturar operações WMS com prazo de validade vencida.
Tomador serviço OS: Este campo deverá ser preenchido sempre que a cobrança dos serviços prestados pelas ordens de serviço deva ser encaminhado para uma empresa diferente da definida no campo CLIENTE do tipo de operação WMS (campo que fica na parte inicial, em Informações Básicas). Se este campo estiver em branco, o sistema entende que a cobrança deverá ser encaminhada para o CLIENTE definido no tipo de operação WMS.
Endereço tomador OS: Caso tenha definido um tomador de serviço O.S., indicar neste campo o endereço do tomador.
Freq. geração NFSe: Permite definir a frequência de emissão automática de notas fiscais de serviço e, para tal, oferece 3 opções:
Nenhum: As notas não serão geradas automaticamente pelo sistema, mas sim manualmente pelos usuários através da ferramenta FATURAMENTO OS.
Período: As notas serão geradas a cada “n” dias informados no campo VALOR FREQUÊNCIA. Por exemplo, se for informado 10 no campo VALOR FREQUÊNCIA, o sistema gerará uma nota a cada 10 dias com as ordens de serviço já faturadas no sistema. Entende-se por faturadas as ordens de serviço que já foram precificadas automaticamente pelo sistema e que estejam apenas aguardando a emissão da nota fiscal de serviço.
Ciclos: As notas serão geradas ao fim de cada ciclo de cobrança. Entende-se por ciclo um período de tempo dentro de um mês. Por exemplo, podemos definir os ciclos de faturamento como sendo de 1 a 15 e 16 a 31 (preencher o campo VALOR FREQUÊNCIA como 1:15, 16:31). Nesse caso, o sistema gerará uma nota fiscal de serviço após o fim do período de 01 a 15 de cada mês e outra nota depois do fechamento do ciclo de 16 a 31 de cada mês. Caso tenhamos a necessidade de uma nota por mês, preenchemos o campo VALOR FREQUÊNCIA com o conteúdo 1:31.
Valor frequência: Preencher conforme instruções repassadas acima.
CONFIGURAÇÃO DOS SERVIÇOS
Acessar na visualização da operação, a aba Serviços operacionais, Aba que permite especificar a tabela de preços para faturamento dos serviços envolvidos na operação de armazenagem. Esta aba é pré-requisito para uso com sucesso das ferramentas de faturamento de armazenagem.
Ao clicar em adicionar:
Tipo Ordem de Serviço: Permite especificar o tipo de ordem de serviço utilizado para a realização do serviço.
Serviço: Permite indicar o serviço que foi realizado. O serviço deve estar previamente cadastrado no cadastro de serviços.
Fator base de cálculo: Permite definir o fator para apuração da base de cálculo para definição do preço do serviço.
Valor unitário: Permite especificar o valor unitário a ser cobrado para cada unidade de base de cálculo retornada pelo fator selecionado no campo anterior.
Valor mínimo: Permite definir um valor mínimo a ser cobrado caso o valor calculado pelo fator seja menor que o definido como mínimo.
Momento da cobrança: Este campo não está sendo utilizado atualmente. Sua remoção será realizada nos próximos sprints.
Sugerir para OS (Sim/Não): Permite indicar se o serviço é de uso padrão ou não. Sendo padrão, o sistema criará as OSs a partir de determinadas ferramentas já incluindo os serviços indicados como “Padrão.”
Detalhamento no espelho: Permite especificar um padrão de observação da nota fiscal, utilizando marcações disponíveis na ferramenta sugestão informar “PROCESSO: {TIPO_PROCESSO} – {NRO_PROCESSO} – {REF_CLIENTE_PROCESSO}”.