1. Home
  2. Manual de operação
  3. Programações de saída
  4. Estorno de movimentações de saídas

Estorno de movimentações de saídas

OBJETIVO DO PROCEDIMENTO

Detalhamento da rotina de estorno de espelhos e baixas de estoque, necessário em casos que for identificado erro no uso dos lotes consumidos pela baixa.

Este procedimento se torna necessário em operações onde o cliente costuma indicar o lote em estoque a ser utilizado em cada uma das saídas, neste caso, o usuário responsável pela operação deverá estar atento e indicar corretamente o lote solicitado nas programações de saída.

Normalmente os erros neste procedimento são identificados pelo setor fiscal no momento de transmitir a nota fiscal de retorno ao Sefaz.

FUNÇÃO RESPONSÁVEL PELO PROCEDIMENTO

Controller / Fiscal

PRÉ-REQUISITOS PARA EXECUÇÃO DESTE PROCEDIMENTO

Ter sido realizada a baixa do estoque e a emissão do espelho da nota fiscal de retorno de armazenagem.

CONSIDERAÇÃO IMPORTANTE

Cabe reforçar que este procedimento só deverá ser executado estando perfeitamente alinhado com o setor fiscal visto que não temos como impedir um estorno no WMS em casos que o fiscal já tenha emitido a nota fiscal de retorno de fato.

Caso o usuário execute algum estorno após a nota fiscal já ter sido emitida pelo setor fiscal estará gerando uma diferença fiscal entre os sistemas, gerando transtornos tanto para o armazém quanto para o cliente proprietário das cargas.

DETALHAMENTO DO PROCEDIMENTO DE TRABALHO

Estando na ferramenta “PROGRAMAÇÕES DE SAÍDA” (Estoque / Programações / Saídas) o usuário deverá identificar a programação que deverá ser estornada.

Selecionar a programação e clicar em VISUALIZAR, conforme imagem abaixo:

Na aba MOVIMENTAÇÕES identificar o número do espelho gerado e o número da movimentação de saída gerada no sistema, conforme imagem abaixo:

O campo NF indica o número da nota fiscal de retorno gerada e o campo MOV indica o número da movimentação.

Com estes dados o usuário deverá ir até a ferramenta NOTAS FISCAIS (Estoque / Notas fiscais) localizar a nota fiscal e clicar em remover, conforme imagem abaixo:

Informe o número da nota de retorno no campo NÚMERO.

Clique em FILTRAR

Confirme se a nota localizada é do cliente em questão e se é uma nota de saída (NF – RETORNO ARMAZENAGEM).

Clique em REMOVER.

Com a ação descrita acima, o sistema permitirá desfazer a baixa de estoque, visto que o espelho de nota fiscal de retorno já foi estornado.

Para remover a baixa do estoque, o usuário deverá ir até a ferramenta 

SAÍDAS (ESTOQUE / SAÍDAS), localizar o código da movimentação e clicar em remover, conforme imagem abaixo:

Após a remoção da saída, conforme demonstrado acima, os lotes que foram inicialmente utilizados pela programação estarão novamente disponíveis para serem utilizados em outra programação.

A programação de saída, por sua vez, poderá ser submetida novamente aos procedimentos de baixa de estoque e emissão da nota fiscal de retorno, para que desta vez, possam ser indicados os lotes corretos a serem consumidos na programação de saída.

Updated on 24/03/2022

Was this article helpful?

Related Articles

Leave a Comment